domingo, 26 de junho de 2011

Alzheimer-Interessantíssimo

Mesmo que você ainda não esteja na idade de risco do Alzheimer, passe as informações para frente, para seus pais, tios, avós, amigos etc.

Alzheimer-Interessantíssimo
A cada 1 minuto de tristeza perdemos a oportunidade de sermos felizes por 60 segundos.
Sobre o Alzheimer
Roberto Goldkorn é psicólogo e escritor
Meu pai está com Alzheimer. Logo ele, que durante toda vida se dizia 'o Infalível'. Logo ele, que um dia, ao tentar me ensinar matemática, disse que as minhas orelhas eram tão grandes que batiam no teto. Logo ele que repetiu, ao longo desses 54 anos de convivência, o nome do músculo do pescoço que aprendeu quando tinha treze anos e que nunca mais esqueceu: esternocleidomastóideo.
O diagnóstico médico ainda não é conclusivo, mas, para mim, basta saber que ele esquece o meu nome, mal anda, toma líquidos de canudinho, não consegue terminar uma frase, nem controla mais suas funções fisiológicas, e tem os famosos delírios paranóicos comuns nas demências tipo Alzheimer.
Aliás, fico até mais tranqüilo diante do 'eu não sei ao certo' dos médicos; prefiro isso ao 'estou absolutamente certo de que.....', frase que me dá arrepios.
E o que fazer... para evitarmos essas drogas?
Como?
Lendo muito, escrevendo, buscando a clareza das idéias, criando novos circuitos neurais que venham a substituir os afetados pela idade e pela vida 'bandida'.
Meu conselho: é para vocês não serem infalíveis como o meu pobre pai; não cheguem ao topo, nunca, pois dali só há um caminho: descer. Inventem novos desafios, façam palavras cruzadas, forcem a memória, não só com drogas (não nego a sua eficácia, principalmente as nootrópicas), mas correndo atrás dos vazios e lapsos.
Eu não sossego enquanto não lembro do nome de algum velho conhecido, ou de uma localidade onde estive há trinta anos.. Leiam e se empenhem em entender o que está escrito, e aprendam outra língua, mesmo aos sessenta anos.
Coloquem a palavra FELICIDADE no topo da sua lista de prioridades: 7 de cada 10 doentes nunca ligaram para essas 'bobagens' e viveram vidas
medíocres e infelizes - muitos nem mesmo tinham consciência disso.
Mantenha-se interessado no mundo, nas pessoas, no futuro. Invente novas receitas, experimente (não gosta de ir para a cozinha? Hum...
Preocupante) . Lute, lute sempre, por uma causa, por um ideal, pela felicidade. Parodiando Maiakovski, que disse 'melhor morrer de vodca do que de tédio', eu digo: melhor morrer lutando o bom combate do que ter a personalidade roubada pelo Alzheimer.
Dicas para escapar do Alzheimer:
Uma descoberta dentro da Neurociência vem revelar que o cérebro mantém a capacidade extraordinária de crescer e mudar o padrão de suas conexões.
Os autores desta descoberta, Lawrence Katz e Manning Rubin (2000), revelam que NEURÓBICA, a 'aeróbica dos neurônios', é uma nova forma de exercício cerebral projetada para manter o cérebro ágil e saudável, criando novos e diferentes padrões de atividades dos neurônios em seu cérebro. Cerca de 80% do nosso dia-a-dia é ocupado por rotinas que, apesar de terem a vantagem de reduzir o esforço intelectual, escondem um efeito perverso; limitam o cérebro.
Para contrariar essa tendência, é necessário praticar exercícios 'cerebrais' que fazem as pessoas pensarem somente no que estão fazendo, concentrando- se na tarefa. O desafio da NEURÓBICA é fazer tudo aquilo que contraria as rotinas, obrigando o cérebro a um trabalho adicional.

Tente fazer um teste:
- use o relógio de pulso no braço direito;
- escove os dentes com a mão contrária da de costume;
- ande pela casa de trás para frente; (vi na China o pessoal treinando isso num parque);
- vista-se de olhos fechados;
- estimule o paladar, coma coisas diferentes; (conheço tanta gente que só quer comer a mesma coisa)
- veja fotos de cabeça para baixo;
- veja as horas num espelho;
- faça um novo caminho para ir ao trabalho.
A proposta é mudar o comportamento rotineiro!
Tente, faça alguma coisa diferente com seu outro lado e estimule o seu cérebro. Vale a pena tentar!
Que tal começar a praticar agora, trocando o mouse de lado?
Que tal começar agora enviando esta mensagem, usando o mouse com a mão esquerda?
FAÇA ESTE TESTE E PASSE ADIANTE PARA SEUS (SUAS) AMIGOS (AS).
'Critique menos, trabalhe mais. E, não se esqueça nunca de agradecer!'
Sucesso para você!!!

Obs.Esta mensagem foi enviada por mim, com a mão esquerda.

Um deputado VAGABUNDO, quer legalizar a corrupção!!!!

Vejam o escárnio que um deputado federal está propondo.
Por favor, alastremos este e-mail pela internet o mais rápido possível.
Leiam... Olhem o absurdo!
A fonte é boa. Vejam no final, quem assinou.

Independentemente de orientação política, é preciso estar atento ao que anda acontecendo no Congresso Nacional.
Divulgue!
Mande para pessoas formadoras de opinião.

Chega de sermos otários.

A internet está dando resultado. Temos um poderoso meio de comunicação na mão.
Vocês viram a Petrobrás baixando os preços dos combustíveis?
A internet pressionou muito divulgando para que boicotássemos os Postos BR (Petrobrás).
Precisamos mostrar que o povo tem força e luta pelos direitos e uso correto do dinheiro público.
Tem certas coisas que só dependem de nós, e este absurdo, não podemos deixar.
Atenção:
Um deputado VAGABUNDO da Bahia, seria o autor de um projeto de lei que legaliza a corrupção em nosso país (que parece não ser muita!).
O projeto, conforme matéria da Rede Globo, proíbe o Ministério Público de investigar atos de corrupção de Presidente da República, Governadores de Estados, Senadores, Deputados Federais, Deputados Estaduais e Prefeitos.
De acordo com a nova lei, que já foi aprovada em primeiro turno no congresso, esse pessoal aí vai deitar e rolar com o dinheiro público, sem ser importunado.
Então, caros internautas, vamos espalhar esse assunto para toda a rede. Vamos pressionar de todas as formas possíveis, para que essa lei absurda e imoral não seja aprovada.
Vamos nos utilizar de todos os meios disponíveis: televisão, rádios, jornais e etc.

O Brasil e o Povo Brasileiro não pode, de forma alguma, aceitar isso: que meia dúzia de parlamentares mal intencionados (o que parece ser o caso do tal Jutahy) legalizem a corrupção e a bandalheira em nosso País.
Nós, internautas, já fomos responsáveis por soluções e divulgação de vários casos lamentáveis que envergonham todo e qualquer cidadão de bem.
Acredito ser esta causa justa e que precisa ser levada ao conhecimento de toda a população .

Não vamos, de forma alguma, deixar passar em branco este ato vergonhoso, arquitetado por este elemento. Fiquem atentos, e vamos salvar o Brasil de mais esta maracutaia..

Divulguem este manifesto para todo o seu catálogo de endereços.
Obrigado,

Franklin Martins (Rádio CBN e Rede Globo).

sábado, 11 de junho de 2011

Bebê de 3 dias é abandonado em Curitiba

Recém-nascido passa a noite mais fria do ano ao relento. Pela lei, mães que não querem criar o filho gerado podem entregá-lo na vara da família, sem qualquer punição. Mas não é isso que ocorre

Publicado em 11/06/2011 | PAOLA CARRIEL
Fale conosco
RSSImprimirEnviar por emailReceba notícias pelo celularReceba boletinsAumentar letraDiminuir letra
O abandono de um bebê em Curitiba na noite da última quinta-feira, a mais fria do ano, mostra que o Brasil ainda não conseguiu resolver o drama da infância vulnerável, apesar de a legislação prever que a mãe pode deixar o filho para a adoção no Judiciário sem punição. A menina, que tinha cerca de 3 dias, foi encontrada por moradores do bairro Uberaba, enrolada apenas em um cobertor, na noite em que a temperatura chegou a 7ºC. Depois da chegada da Polícia Militar e do Siate, foi encaminhada ao Hospital do Trabalhador para cuidados médicos.

O caso se soma a outros que quase semanalmente estão no noticiário nacional, como o abandono de uma menina em uma caçamba de lixo em São Paulo, no final de abril. Apesar da recorrência, não há hoje no país uma política nacional que estimule as mães a deixarem os bebês em locais apropriados. A legislação prevê que qualquer gestante que queira entregar o filho para adoção deve procurar a vara da infância do município, sem qualquer responsabilização legal. Mas isso não ocorre, muitas vezes, por falta de conhecimento e apoio.

Durante anos no Brasil a roda dos “enjeitados” ou “expostos” foi o destino dos bebês abandonados no país, que eram cuidados então por religiosos. Hoje, apesar de a lei prever que a gestante deve receber assistência caso não queira o filho, não há campanhas de esclarecimento e nem suporte. O resultado é que mulheres pobres, sem apoio da família, dependentes químicas ou em depressão acabam abandonando seus filhos.

Opinião

Marleth Silva, editora executiva da Gazeta do Povo

Sociedade brasileira trata assunto de forma irrealista

Leia a Bíblia, leia Shakespeare, leia a mitologia, leia contos de fadas e você encontrará relatos de abandono de recém-nascidos. Leia os jornais e toda semana você também encontrará um registro de um bebezinho deixado ao relento. O abandono de crianças é um ato assustador: põe em risco a vida de uma pessoa indefesa, macula a maternidade e tem consequências fortes sobre a vida daquele que é abandonado. Mas o abandono de crianças sempre aconteceu e continua acontecendo. A sociedade brasileira, porém, cheia de boas intenções, trata o assunto de forma irrealista. Temos uma legislação correta e uma estrutura no Judiciário encarregada de, ao ter contato com uma família que quer abrir mão de seu filho, convencê-la a refletir e não agir de forma tão extrema.

O problema é que esse quadro não leva em conta a realidade da mãe biológica que chega ao ponto de deixar seu bebê em uma rua. Por alguma razão, ela está desesperada. Por alguma razão, não vê outra saída. Não tem ninguém com ela – se tivesse, poderia ao menos se inibir diante da possibilidade de ser cobrada pelo sumiço da criança.

No Brasil-Colônia, adotou-se a Roda dos Expostos, ou Roda dos Enjeitados, uma invenção atribuída ao Papa Inocêncio II. Nos conventos, hospitais e igrejas, uma abertura na parede era coberta por uma roda, onde os bebês eram deixados. Levava-se em conta que a vergonha e o medo da recriminação impediriam as mulheres de entregarem os bebês no colo de alguém, mas não as impediriam de deixá-los em uma rua escura. Hoje, toda a estrutura é montada para inibir a doação, para dificultá-la. A intenção é correta, mas o resultado tem sido um desastre.

A procura pelo Judiciário quase nunca é o caminho, seja por medo da figura do juiz, falta de informação ou receio de estigma por não seguir o “fluxo natural” da vida. O destino da criança quase sempre é um abrigo, onde ela aguardará uma nova família, espera que pode levar meses. Depois de ganhar alta do hospital, onde ficou em observação, esse será o destino da menina abandonada em Curitiba.

O promotor carioca Sávio Bittencourt conta que no Rio de Janeiro uma campanha começou a tentar mudar o quadro de desinformação das mães. Com o slogan “Não jogue seu filho no lixo, dar em adoção é um ato de amor”, o Judiciário do estado tenta mudar esse quadro. “Certamente hoje há um problema de comunicação”, avalia. Ele critica o fato de algumas vezes os magistrados quererem encontrar alguém da família para confirmar a adoção. “Há um tipo de coerção social para que a pessoa tenha que amar o filho obrigatoriamente.”

A promotora Luciana Linero, da Promotoria da Criança e do Adolescente do Ministério Público do Paraná, avalia que a legislação não supre todas as mazelas. Ape­sar da possibilidade de entrega do filho para adoção, outras questões sociais não são plenamente contempladas: não há, por exemplo, um sistema eficaz de proteção para mulheres e pobreza.

Presidente da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (Angaad), Maria Bárbara Toledo argumenta que o estado também deveria investir em ações de planejamento familiar para a população mais pobre.

Adoção aberta

Em países como Estados Unidos é possível realizar a chamada adoção aberta, em que a gestante pode “escolher” os pais adotivos e até ter contato com o filho. No Brasil isso é proibido. Para quem defende a opção, essa possibilidade poderia ajudar a diminuir o número de abandonados. Já os críticos argumentam que isso geraria um “comércio” de meninos e meninas. “O objetivo da adoção é achar uma família para a criança e não o contrário”, diz Luciana. A promotora pondera que nos casos onde há o procedimento legal da adoção, com inclusão dos pretendentes no cadastro nacional de adoção e avaliação psicológica e social, o insucesso é mínimo

Que tal exercitar?

Raciocínio Lógico Matemático

01 (ESAF/AFTN/96) - Três amigas, Tânia, Janete e Angélica, estão sentadas lado a lado em um teatro. Tânia sempre fala a verdade; Janete às vezes fala a verdade; Angélica nunca fala a verdade. A que está sentada à esquerda diz: "Tânia é quem está sentada no meio". A que está sentada no meio diz: "Eu sou Janete". Finalmente, a que está sentada à direita diz: "Angélica é quem está sentada no meio". A que está sentada à esquerda, a que está sentada no meio e a que está sentada à direita são, respectivamente:

A Janete, Tânia e Angélica
B Janete, Angélica e Tânia
C Angélica, Janete e Tânia
D Angélica, Tânia e Janete
E Tânia, Angélica e Janete

------------------------------------------------------------------

02 (ESAF/AFTN/96) - José quer ir ao cinema assistir ao filme "Fogo contra Fogo" , mas não tem certeza se o mesmo está sendo exibido. Seus amigos, Maria, Luís e Júlio têm opiniões discordantes sobre se o filme está ou não em cartaz. Se Maria estiver certa, então Júlio está enganado. Se Júlio estiver enganado, então Luís está enganado. Se Luís estiver enganado, então o filme não está sendo exibido. Ora, ou o filme "Fogo contra Fogo" está sendo exibido, ou José não irá ao cinema. Verificou-se que Maria está certa. Logo:

A o filme "Fogo contra Fogo" está sendo exibido
B Luís e Júlio não estão enganados
C Júlio está enganado, mas não Luís
D Luís está engando, mas não Júlio
E José não irá ao cinema

------------------------------------------------------------------

03 (ESAF/AFTN/96) - De todos os empregados de uma grande empresa, 30% optaram por realizar um curso de especialização. Essa empresa tem sua matriz localizada na capital. Possui, também, dua filiais, uma em Ouro Preto e outra em Montes Claros. Na matriz trabalham 45% dos empregados e na filial de Ouro Preto trabalham 20% dos empregados. sabendo-se que 20% dos empregados da capital optaram pela realização do curso e que 35% dos empregados da filial de Ouro Preto também o fizeram, então a percentagem dos empregados da filial de Montes Claros que não optaram pelo curso é igual a:


A 60%
B 40%
C 35%
D 21%
E 14%

------------------------------------------------------------------

04 (ESAF/AFTN/96) - Se Nestor disse a verdade, Júlia e Raul mentiram. Se Raul mentiu, Lauro falou a verdade. Se Lauro falou a verdade, há um leão feroz nesta sala. Ora, não há um leão feroz nesta sala. Logo:

A Nestor e Júlia disseram a veredade
B Nestor e Lauro mentiram
C Raul e Lauro mentiram
D Raul mentiu ou Lauro disse a verdade
E Raul e Júlia mentiram

------------------------------------------------------------------

05 (ESAF/AFTN/96) - Os carros de Artur, Bernardo e Cesar são, não necessariamente nesta ordem, uma Brasília, uma Parati e um Santana. Um dos carros é cinza, um outro é verde, e o outro é azul. O carro de artur é cinza; o carro de Cesar é o Santana; o carro de Bernardo não é verde e não é a Brasília. As cores da Brasília, da Parati e do Santana são, respectivamente:

A cinza, verde e azul
B azul, cinza e verde
C azul, verde e cinza
D cinza, azul e verde
E verde, azul e cinza

------------------------------------------------------------------

06 (ESAF/AFTN/96) - Sabe-se que na equipe do X Futebol Clube (XFC) há um atacante que sempre mente, um zagueiro que sempre fala a verdade e um meio-campista que às vezes fala a verdade e às vezes mente. Na saída do estádio, dirigindo-se a um torcedor que não sabia o resultado do jogo que terminara, um deles declarou "Foi empate", o segundo disse "Não foi empate" e o terceiro falou "Nós perdemos". O torcedor reconheceu somente o meio-campista mas pôde deduzir o resultado do jogo com certeza. A declaração do meio-campista e o resultado do jogo foram, respectivamente:

A "Foi empate"/ o XFC venceu
B "Não foi empate"/ empate
C "Nós perdemos / o XFC perdeu
D "Não foi empate" / o XFC perdeu
E "Foi empate" / empate
07 (ESAF/AFTN/96) - Em um laboratório de experiências veterinárias foi observado que o tempo requerido para um coelho percorrer um labirinto, na enésima tentativa, era dado pela função C(n) = (3+12/n) minutos. Com relação a essa experiência pode-se afirmar, então, que um coelho:

A consegue percorrer o labirinto em menos de três minutos
B gasta cinco minutos e quarenta segundos para percorrer o labirinto na quinta tentativa
C gasta oito minutos para percorrer o labirinto na terceira tentativa
D percorre o labirinto em quatro minutos na décima tentativa
E percorre o labirinto numa das tentativas, em três minutos e trinta segundos

------------------------------------------------------------------

08 (ESAF/AFTN/96) - O salário mensal de um vendedor é constituído de uma parte fixa igual a R$ 2.300,00 e mais uma comissão de 3% sobre o total de vendas que exceder a R$ 10.000,00. Calcula-se em 10% o percentual de descontos diversos que incidem sobre seu salário bruto. Em dois meses consecutivos, o vendedor recebeu, líquido, respectivamente, R$ 4.500,00 e R$ 5.310,00. Com esses dados, pode-se afirmar que suas vendas no segundo mês foram superiores às do primeiro mês em:

A 18%
B 20%
C 30%
D 33%
E 41%

------------------------------------------------------------------

09 (ESAF/AFTN/96) - Em determinado país existem dois tipos de poços de petróleo, Pa e Pb. Sabe-se que oito poços Pa mais seis poços Pb produzem em dez dias tantos barris quanto seis poços Pa mais dez poços Pb produzem em oito dias. A produção do poço Pa, portanto, é:

A 60,0% da produção do poço Pb
B 60,0% maior do que a produção do poço Pb
C 62,5% da produção do poço Pb
D 62,5% maior do que a produção do poço Pb
E 75,0% da produção do poço Pb


------------------------------------------------------------------



10 (ESAF/AFTN/96) - Uma ferrovia será construída para ligar duas cidades C1 eC2, sendo que esta última localiza-se a vinte quilômetros ao sul de C1. No entanto, entre essas duas cidades, existe uma grande lagoa que impede a construção da ferrovia em linha reta. Para contornar a lagoa, a estrada deverá ser feita em dois trechos, passando pela cidade C3, que está a dezesseis quilômetros a leste e dezoito quilômetros ao sul de C1. O comprimento, em quilômetros, do trecho entre a cidade C3 e a cidade C2 é igual a:

A 2 / Ö 5
B Ö 5 / 2
C 4 / Ö 5
D 2 Ö 5
E 4 Ö 5

------------------------------------------------------------------

11 (ESAF/AFTN/98) - Considere as afirmações: A) se Patrícia é uma boa amiga, Vítor diz a verdade; B) se Vítor diz a verdade, Helena não é uma boa amiga; C) se Helena não é uma boa amiga, Patrícia é uma boa amiga. A análise do encadeamento lógico dessas três afirmações permite concluir que elas:

a)
implicam necessariamente que Patrícia é uma boa amiga
b) são consistentes entre si, quer Patrícia seja uma boa amiga, quer Patrícia não seja uma boa amiga
c) implicam necessariamente que Vítor diz a verdade e que Helena não é uma boa amiga
d) são equivalentes a dizer que Patrícia é uma boa amiga
e) são inconsistentes entre si


------------------------------------------------------------------

12 (ESAF/AFTN/98) - Indique qual das opções abaixo é verdadeira.

a)
Para algum número real x, tem-se que x < 4 e que x2 + 5x = 0 b) Para todo número real y, tem-se que y < 3 e que y > 2
c) Para todo número real positivo x, tem-se que x2 > x
d) Para algum número real k, tem-se que k > 5 e que k2 – 5k = 0
e) Para algum número real x, tem-se que x < 4 e que x > 5


------------------------------------------------------------------
13 (ESAF/AFTN/98) - O valor de y para o qual a expressão trigonométrica:
(cosx + senx)2 + y senx cosx - 1 = 0
representa uma identidade é:

a)
0
b) -2
c) -1
d) 2
e) 1

------------------------------------------------------------------

14 (ESAF/AFTN/98) - Sejam as matrizes

0 1
A =
1 0


3/5 -7/8
B =
4/7 25/4


0 0
C =
3/7 -29/4


e seja x a soma dos elementos da segunda coluna da matriz transposta de Y. Se a matriz Y é dada por Y = (AB) + C, então o valor de x é:

a)
- 7/8
b) 4/7
c) 0
d) 1
e) 2

------------------------------------------------------------------

15 (ESAF/AFTN/98) - Há três suspeitos de um crime: o cozinheiro, a governanta e o mordomo. Sabe-se que o crime foi efetivamente cometido por um ou por mais de um deles, já que podem ter agido individualmente ou não. Sabe-se, ainda, que: A) se o cozinheiro é inocente, então a governanta é culpada; B) ou o mordomo é culpado ou a governanta é culpada, mas não os dois; C) o mordomo não é inocente. Logo:

a)
a governanta e o mordomo são os culpados
b) somente o cozinheiro é inocente
c) somente a governanta é culpada
d) somente o mordomo é culpado
e) o cozinheiro e o mordomo são os culpados

------------------------------------------------------------------
16 (ESAF/AFTN/98) - Em uma cidade, 10% das pessoas possuem carro importado. Dez pessoas dessa cidade são selecionadas, ao acaso e com reposição. A probabilidade de que exatamente 7 das pessoas selecionadas possuam carro importado é:

a)
120 (0,1)7 (0,9)3
b) (0,1)3 (0,9)7
c) 120 (0,1)7 (0,9)
d) 120 (0,1) (0,9)7
e) (0,1)7 (0,9)3

------------------------------------------------------------------

17 (ESAF/AFTN/98) - Uma empresa possui 20 funcionários, dos quais 10 são homens e 10 são mulheres. Desse modo, o número de comissões de 5 pessoas que se pode formar com 3 homens e 2 mulheres é:

a)
1650
b) 165
c) 5830
d) 5400
e) 5600

------------------------------------------------------------------

18 (ESAF/AFTN/98) - Sejam três retas: a reta R1 que é a bissetriz do primeiro quadrante; a reta R2 que é a bissetriz do quarto quadrante e a reta R3 que é dada pela equação x = 1. A área, em cm2, do triângulo cujos lados coincidem com essas três retas é:

a)
1,5
b) 0,5
c) 1
d) 2
e) 2,5

------------------------------------------------------------------

19 (ESAF/AFTN/98) - Em um triângulo retângulo, um dos catetos forma com a hipotenusa um ângulo de 450. Sendo a área do triângulo igual a 8 cm2, então a soma das medidas dos catetos é igual a:

a)
8 cm2
b) 4 cm
c) 8 cm
d) 16 cm2
e) 16 cm


------------------------------------------------------------------
20- Um trapézio ABCD possui base maior igual a 20 cm, base menor igual a 8 cm e altura igual a 15 cm. Assim, a altura, em cm, do triângulo limitado pela base menor e o prolongamento dos lados não paralelos do trapézio é igual a:

a)
7
b) 5
c) 17
d) 10
e) 12





------------------------------------------------------------------



GABARITO

01-B 11-B
02-E 12-A
03-A 13-B
04-B 14-C
05-D 15-E
06-A 16-A
07-E 17-D
08-C 18-C
09-C 19-C
10-D 20-D